Bruxelas/Bélgica
Toda a gente diz mal de bruxelas, eu percebo. Estécticamente não gosto de bruxelas, é uma cidade feia, suja, escura, sombria, desalinhada, caótica.
Nos seis meses que lá morei (enquanto fazia um estágio para acabar o curso) apercebi-me de toda a diversidade que lá existe. Bruxelas é um ponto de passagem na europa, apesar de não ser o seu centro geográfico. Em bruxelas pode-se transitar facilmente para frança, para o reino unido, holanda, alemanha, etc. A nocção de distância e de fronteiras adquire um novo significado. A diversidade de culturas no seu interior é grande, a própria situação de bruxelas no contexto belga tb é já de si singular. Bruxelas condensa em si um país (mas then again o que é um país e o que são fronteiras...) dividido entre duas culturas, duas línguas, dois modos de estar e encarar a vida, a flandres e a valónia, os flamengos e os que falam francês, a zona rica e industrial do norte e a zona pobre em recursos naturais. Bruxelas belga vive divida entre estes dois mundos e faz questão de mostrar essa divisão, em todo o lado com duas línguas em todos os avisos e cartazes, na sinaléctica dos metros e dos transportes. Bruxelas global vive dividida entre grandes comunidades turcas, brasileiras, portuguesas, árabes, senegalesas, do congo e outras africanas etc. Eu vivia num bairro entalado entre a zona latina ( portugueses espanhois e italianos) e a zona de bairros africanos. Várias vezes quando saía à rua sentia o cheiro das especiarias no ar e adorava.
3 Comments:
Às 21h30, no Monumental Saldanha. Que não fica em Bruxelas, mas também não em Pasárgada, mas na nossa Lisboa possível. See you soon, baby!
e tem o rapaz mijão certo?? aquele que decora tanto jardim por cá.
a ana do 2º esquerdo
Se tiveste oportunidade de ver no M&M eu não concordo muito que Bruxelas seja uma cidade feia, depende dos "olhos" que estão a ver! Realmente falta mar e rio!
Enviar um comentário
<< Home